BiNeural Monokultur


OFICINAS + CONFERÊNCIAS

Realizamos oficinas e conferências sobre as temáticas com as quais trabalhamos.
Se houver interesse, entre em contato conosco.


WORKSHOP TEÓRICO-PRÁTICO
“A cidade como cenário e dramaturgia”
(Universidade Andina Simón Bolivar, Quito (Equador). Durante o Festival Sudaka. Novembro, 2018)
(Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán, San Pedro Sula (Honduras). Organizado em conjunto com o Humboldt-Institut San Pedro Sula. Dezembro, 2018)
(Espaço Centralia, Córdoba (Argentina). Novembro, 2018)

São abordados elementos teóricos sobre o teatro e as artes cênicas com relação ao espaço urbano e os espaços não convencionais. São analisados distintos projetos cênicos onde a cidade é tomada como cenário. Também apresentamos as diferentes formas de tomar o espaço urbano como base para una dramaturgia. Estuda-se a relação entre realidade e ficção e como as artes cênicas se relacionam com a tecnologia.
Na parte prática, os participantes são convidados a realizar diferentes exercícios em torno da observação do espaço urbano e do formato “Audiotour Ficcional” com a finalidade de armar algumas sequências de uma possível obra.
Os objetivos do seminário são: Mostrar um panorama do teatro contemporâneo, além de analisar como pode-se observar o entorno urbano como cenário e dramaturgia e oferecer um espaço de experimentação aos participantes.

CONFERÊNCIA e / ou OFICINA
Entre realidade e ficção – o espaço urbano como cenário

(Foro do evento "Cidades Visibles". Córdoba, Argentina. 2014)

(1º Congresso de Dramaturgia Platense. La Plata, Argentina. 2014)
(SESC Santos. Santos, Brasil. 2012)
(Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea. Brasília, Brasil. 2012)
(Encontros AvLab. Córdoba, Argentina. 2011)


Oficina teórico-prática com o objetivo de dar um breve panorama sobre as novas propostas nas artes cênicas relacionadas à fricção entre realidade e ficção, tendência que vem ocorrendo há alguns anos. Também se discute a relação entre o espaço (urbano ou não) e as artes performáticas, tema que está estreitamente vinculado com o anterior no trabalho do grupo. São aprofundados alguns aspectos do método da pesquisa histórica, sonora e dramatúrgica etc.
Também é oferecida aos participantes a possibilidade de realizar um pequeno trabalho prático, experimentando um dos métodos apresentados.


CONFERÊNCIA
O Teatro Documentário e Internet como meio
(El Ranchito / Matadero Madrid. Madri, Espanha. 2012)


Através de um diálogo entre os criadores cênicos Cecilia Pérez-Pradal, da Cia. Puctum, de Madri (Espanha), e Ariel Dávila e Christina Ruf, do grupo BiNeural-MonoKultur, de Córdoba (Argentina), por Skype, nos aproximamos das principais características do teatro-documentário, e a uma reflexão sobre práticas cênicas concretas de não-ficção e virtuais, levadas a cabo pelos dois grupos em colaboração.
Alguns eixos da conferência: Refletir sobre as características mais importantes do novo teatro documentário e virtual no marco da pós-dramaticidade e assistir e comentar uma seleção de obras feitas por Puctum e BiNeural-MonoKultur em colaboração, centrando-se em Conectados realizada durante a residência El Ranchito, e homo-migrator.www (da série Virtual Performances – laboratório para teatro virtual).

 

CONFERÊNCIA VIA SKYPE

Teatro, "artivismo" e meio ambiente – Deconstrução da peça "eRRor" (eRRo)

(Teatro Stadttheater Bremerhaven (Alemania). 2013)

 

Participação na conferência via Skype do Festival transdisciplinario "Odisseia : clima" (Bremerhaven, Alemanha) falando sobre a incorporação de temáticas ambientais em nossos trabalhos, em especial sobre "eRRo – um jogo com tra(d)ição".